Faixa_Notícias
Notícias

De museu a prédios sustentáveis, EUA se rendem ao pré-fabricado

policia_Nassau1

A 56ª edição do prêmio PCI Design Awards, promovido pelo instituto de concreto pré-fabricado e protendido (Precast/Prestressed Concrete Institute) dos Estados Unidos, mostra que a construção industrializada do concreto está cada vez mais incorporada à engenharia e à arquitetura norte-americana. “O PCI Design Awards reconhece os melhores projetos estruturais, arquitetônicos e de inovação no setor, mostrando que a indústria do concreto industrializado dos Estados Unidos tem compromisso com a sustentabilidade, o custo-benefício, a estética e a rapidez na construção”, diz Bob Risser, CEO do instituto.

Três construções foram contempladas com a premiação especial do PCI Design Awards 2019: o prédio da polícia do condado de Nassau, no estado de Nova York; o edifício-garagem da Universidade de Sacramento, na Califórnia, e o Museu Glenstone, em Maryland. As três obras se destacaram por agregar inovações em seus projetos. No caso da delegacia, que em 2012 foi destruída pelo furacão Sandy, sua reconstrução teve o foco em estruturas que possam suportar futuros eventos meteorológicos de grande impacto. O prédio conta com 236 peças pré-fabricadas e paredes-sanduíche revestidas com espuma de poliestireno expandido para garantir conforto térmico e acústico.

Polícia do condado de Nassau

Prédio da polícia do condado de Nassau: 236 peças pré-fabricadas e paredes-sanduíche revestidas com espuma de poliestireno expandido. Crédito: PCI

Já o edifício-garagem teve a sustentabilidade como protagonista. A começar pela fábrica escolhida para produzir as peças pré-moldadas. A indústria tem 50% da energia que consome gerada por painéis solares. O prédio também serviu de laboratório para que o departamento de engenharia civil da universidade utilizasse elementos de concreto feitos em impressoras 3D. Das 15.163 peças usadas na construção, 9.074 usaram a tecnologia 3D. Isso encurtou a execução da obra de 24 meses para 11 meses. O projeto recebeu a certificação Gold Parksmart, do Green Building Certification Inc.

Versatilidade Da Construção Industrializada Do Concreto Levou O PCI Design Awards 2019 A Premiar 22 Construções

O terceiro contemplado com a premiação especial foi o Museu Glenstone. O projeto incluiu 28.782 paredes arquitetônicas e 23.212 elementos estruturais, dos quais 1.400 tinham encaixes exclusivos, o que exigiu mais detalhamento da produção, do transporte e da instalação. “Os maiores desafios do projeto estavam relacionados ao tamanho, quantidade e delicadeza dos painéis individuais. Como a estrutura apresenta um acabamento já moldado na fôrma não poderia haver imperfeições”, diz Chris Cruze, gerente de projetos da fabricante dos elementos pré-fabricados de concreto: a Gate Precast.

Edifício-garagem

Edifício-garagem da Universidade de Sacramento: 9.074 peças pré-fabricadas com tecnologia 3D. Crédito: PCI

No total, o PCI Design Awards 2019 premiou 22 construções. Entre elas, há hospitais, escolas, edifícios residenciais, museus, universidades, ginásios, estádios, igrejas, pontes, viadutos, muro de contenção e um complexo viário em Marietta, na Geórgia, que inclui 30 viadutos e pontes, os quais utilizam vigas de concreto protendido apoiadas em pilares pré-fabricados. “O uso desses elementos possibilitou um processo de construção mais rápido. Houve trechos que foram montados em uma noite”, justifica Timothy M. Williams, engenheiro-chefe da Archer-Western Contractors (empreiteira responsável pela obra).

Acesse o link e veja todas as obras premiadas no PCI Design Awards 2019

Entrevistado
Instituto de concreto pré-fabricado e protendido dos Estados Unidos (Precast/Prestressed Concrete Institute) 
(via assessoria de imprensa)

Contato: tbagsarian@pci.org

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *